Ambliopia: Conheça sobre o tratamento do olho preguiçoso

O que é ambliopia? É a diminuição da capacidade visual, que geralmente ocorre em crianças que não teve um dos olhos desenvolvidos adequadamente, e raramente acontece nos dois olhos.

O olho vago, ou olho preguiçoso como é chamado a Ambliopia necessita de tratamento na fase infantil, mais precisamente até os 6 anos de idade, porque após esta idade o tratamento perde eficácia ano após ano. A ambliopia pode se manifestar por  erro de refração, estrabismo ou opacidade do olho.

A pessoa amblíope na maioria das vezes não percebe sua deficiência ocular, justamente pelo fato de enxergar perfeitamente com um dos olhos, onde este olho perfeito supre a visão do olho prejudicado. Grande parte da população só irá saber ou ter conhecimento da doença ocular ambliopia, quando for realizar o exame clínico para tirar carteira de habilitação, neste caso caberá somente uso das lentes corretivas para os olhos.

O tratamento para ambliopia (olho preguiçoso) é realizado por meio da estimulação do olho fraco, e isso ocorrerá através do fechamento do olho bom. O tempo que a pessoa permanecerá com os olhos fechados durante o tratamento será indicado por um especialista, neste caso um oftalmologista. Se a ambliopia não for tratada corretamente por um profissional médico, a criança portadora poderá ter uma perda de visão irreversível.

ambliopia

Para o paciente (criança) obter sucesso no tratamento da ambliopia, ele irá precisar da compreensão e também da persistência dos pais, já que, as crianças na maioria das vezes resistem ao uso do tampão, ou seja, reagem de forma negativa no fechamento do olho durante o período prescrito pelo médico. Um detalhe que cabe destacar, é que, o ambliope que enxerga somente com um dos olhos, é conhecido também por possuidor de visão monocular.

Interessante:

O portador de visão monocular tem direito de concorrer às vagas reservadas aos deficientes em concurso público. Esta decisão ganhou força com a súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça.

Classificação da ambliopia:

Classifica-se como moderada, grave, profunda e quase total; a grave é comumente detectada quando o paciente consegue identificar a contagem de dedos até 6 metros, ou menos, e aprofunda-se essa contagem até 3 metros. Mas se, a contagem se verificar a menos de 3 metros alcançará a última classificação, perdendo assim, somente da cegueira total.

Lembramos que, esses dados foram coletados em sites especializados da internet. E que, se eventualmente alguém da sua família passar exibir os sintomas que mencionamos, procure imediatamente um profissional da área da saúde para resolver o problema.

Senhor Ventilô

Editor e idealizador deste Blog - ▌▌▌▌▌▌▌▌COMENTE ABAIXO ▌▌▌▌▌▌▌▌