Anos 80 – Saudades!

A década dos anos 80 deixou saudades. Quem não se lembra do guarda-pó branco obrigatório nas escolas publicas.

E o curso de datilografia que os adolescentes tinham que fazer para conseguir o primeiro emprego. Que horror! Alguém neste momento deve estar se perguntando o que é datilografia?

As provas mensais eram construídas momentos antes do inicio da aula, ainda dentro da sala. Era utilizado um mimeógrafo e o famoso papel estêncil. Onde também era utilizado muito álcool para a fabricação das provas que depois deixava um maldito cheiro de pinga na sala. Muitos bebuns de hoje em dia começaram sua paixão pela cana naquela época.

Outros professores adotavam realizar as avaliações bimestrais em folhas de papel almaço. Nossa, tinha que escrever quase 50 minutos as questões antes de iniciar a prova. Sempre preferi as mensais não sei por que.

A década que deixou saudades !

E o que dizer do Flúor que os professores passavam uma vez por semana nas salas de aula. Funcionava da seguinte
forma. Eles distribuíam copinhos de plástico (esses de cafezinhos) para todos os alunos, em seguida todos sem exceção e ao mesmo tempo, colocavam o liquido na boca e iniciavam um gargarejo em conjunto. Imagina a classe inteira gargarejando aquele liquido horrível, em seguida um dos alunos (entenda-se como puxa-saco) passava com um balde para as pessoas cuspirem o Flúor. Que nojo era aquela cena.

saudades dos anos 80

Os anos 80 foi época dourada, onde os jovens podiam brincar felizes nas ruas, sem estar sob vigilância e trancados dentro de seus condomínios. As brincadeiras eram inocentes e sem maldades não existiam facções criminosas adotando jovens para o crime. Pega-Pega, Esconde-Esconde, Pêra, Uva, Maçã e Salada-Mista eram brincadeiras maravilhosas, essa ultima era a Top das brincadeiras. Beijei muito. Pogôbol, Pirocóptero, Cubo Mágico, Genius, Pula Pirata e Ferrorama foram talvez os brinquedos mais desejados dos jovens.

O Vídeo-game Atari em seu lançamento era somente para os bacanas. Jogar Pitfall, Enduro, Pac-Man, River Raid e chegar ao final do jogo era coisa de gênio. Eu particularmente não tinha nem o game similar Dactar, só jogava na casa de amigos e não passava da primeira fase.

Existiam também nos anos 80 muitas promoções de empresas para conquistar o cliente. Uma delas era trocar tampinhas de refrigrantes com garrafinhas miniaturas da Coca-Cola e Ioiôs. Nessa ultimo eu me garantia, fazia altas manobras com o brinquedo. Era um dos feras da rua de casa.

Na televisão os seriados preferidos da garotada eram Os Trapalhões, Chips, Ultraseven, Ultramen, Robô Gigante entre outros. E os desenhos animados eram liderados por Fantômas, Batfino, Liga da Justiça, Goober, Sawamu, Formiga Atômica e Thunder Cats.

As musicas foram tantas, que destaco todas do Balão Mágico, Menudos (esses foram febre geral), Trem da Alegria e
Dominó. Luciana Vendramini era a musa perfeita para os adolescentes da época. O sonho de 10 entre 10 jovens, quantas homenagens. Meu Deus!

Dançar breaking e imitar Michael Jackson (Triller) era muito bacana. Fazíamos as danças em grupo e ninguém ficava de fora para dar risadinhas ou desmerecer aquela situação. Hoje, quase 30 anos depois reconheço que aquele momento era medonho, mas que saudades dos 80.

Muitos filmes também fizeram à cabeça da juventude. Top Gun, Curtindo a Vida Adoidado, De Volta Para o Futuro e Goonies  foram filmes que marcaram uma época, são registros legítimos dos anos 80.

É certo que jamais conseguiria colocar toda a história daqueles anos neste texto. Programas, musicas, brincadeiras e tantas coisas não foram citadas.

Mas quem passou por aquela década maravilhosa, tenho certeza que se identificou com o tudo que fora mencionado neste texto. E para dar um Gran Finale em nossa matéria deixarei aqui o endereço de um site muito bacana que poderá fazer voltar ainda mais na época dourada dos anos 80.

♣ ACESSAR

São inúmeras as recordações que serão encontradas na dica postada. Tais como; Desenhos, Filmes, Brinquedos, Guloseimas, Festas, Programas de Auditório, Séries de Tv, Músicas, Brincadeiras, Livros e muito mais.

Senhor Ventilô

Editor e idealizador deste Blog - ▌▌▌▌▌▌▌▌COMENTE ABAIXO ▌▌▌▌▌▌▌▌

  • marcelo

    fale mais dos anos 80 legallllllllllll

  • Senhor Ventilô

    Pode deixar Marcelo. Em breve estarei postando algo. Os anos 80 tem um material rico em informação.

    Abs