Como funciona o sistema de arrefecimento do carro?



Para funcionar da melhor forma possível e garantir o melhor desempenho, os veículos trabalham com diversos sistemas internos que garantem sua potencialidade, conservando sua integridade e garantindo qualidade no seu funcionamento. Logo a seguir apresentarei de forma muito simples todo o preocedimento.

Prezando pela longa duração de vida do carro, o sistema de arrefecimento ajuda na garantia de menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, menor emissão de poluentes e aumento do desempenho.

Confira como funciona o sistema e o porquê de sua importância!

O que é o arrefecimento?

O sistema de arrefecimento é o responsável pelo controle da temperatura do motor a combustão do automóvel. Aproveitando a energia desenvolvida no calor para a combustão, o calor podia se dissipar rápido demais e atrapalhar o desempenho e a durabilidade do motor.

arrefecimento do carro

Para evitar esse problema e garantir a segurança e estabilidade do veículo, o sistema de arrefecimento trabalha no gerenciamento da temperatura ambiente e da pressão atmosférica no motor e no automóvel em geral, trabalhando a temperatura do combustível, tomando cuidado com as influências de temperatura externa, entre outros.

Arrefecimento a líquido

Os sistemas de arrefecimento funcionam de duas formas: Com líquido e ar. No arrefecimento a líquido, se mantem em circulação um fluido por mangueiras e partes do motor. Ao passar pelo motor quente, este líquido absorve o calor, resfriando o motor e seguindo seu caminho pelo radiador, onde transfere o seu calor para o ar que passa pelo mesmo.

Arrefecimento a ar

O sistema de arrefecimento a ar é mais comum em carros antigos, contando com aletas no bloco e no cabeçote, responsáveis por aumentar a área de absorção de calor e de contato com o ar.

A partir dessa amplitude, é possível conduzir o calor para longe do motor, contando também com uma ventoinha para forçar o ar sobre as aletas, resfriando o motor ao acelerar.

Victor Palandi

Blogueiro e redator freelancer - Por favor. Deixe-nos um comentário abaixo sobre o artigo que acabou de ler.