Como realizar cambagem do Automóvel



Muitas pessoas que possuem um carro já ouviram falar da importância de certos procedimentos para a manutenção do veículo, como alinhamento, balanceamento, troca de óleo e muitos outros procedimentos que são de extrema importância para segurança e manutenção de veículos automotores.

Entretanto, um procedimento que é igualmente importante simplesmente acaba ficando relegado ao esquecimento para a maior parte das pessoas, o que pode colocar as vidas dos condutores, passageiros e terceiros em risco.

Estamos falando da cambagem, que é um procedimento muito importante para a segurança do condutor e para que acidentes sejam evitados, e que vamos explicar em detalhes neste artigo, mostrando, inclusive, como realizá-la.

O que é cambagem?

A cambagem nada mais é do que a inclinação feita pela roda, sempre levando em consideração o seu sentido vertical, sendo que há três tipos conhecidos de cambagem.

Os tipos de cambagem são os seguintes: cambagem positiva (quando as rodas do carro estão voltadas para fora dele), cambagem negativa (quando as rodas do carro estão voltadas para dentro dele) e cambagem nula (quando as rodas do carro apresentam um ângulo reto).

Os dois primeiros tipos de cambagem apresentam grandes riscos para o motorista, pois dificultam a condução, já que podem causar mudanças bruscas de direção, gerando grande dificuldade para manter o carro na pista.

Como fazer a cambagem?

Qualquer pessoa pode fazer o procedimento da cambagem de modo simples e prático, bastando se posicionar a frente do veículo e observando o ângulo de inclinação das rodas.

Como o veículo está parado, as rodas devem apresentar um ângulo muito próximo do que se entende por cambagem nula, o que significa ângulo de 90°, e para que esta observação indique que não há problemas um lado não poderá estar mais inclinado do que o outro.

Caso algum tipo de alteração importante entre um lado em comparação ao outro for observado, você deverá procurar um mecânico de sua confiança para realizar o procedimento de regulagem.

Victor Palandi

Blogueiro e redator freelancer - Por favor. Deixe-nos um comentário abaixo sobre o artigo que acabou de ler.