Educação Financeira | Ganhar dinheiro e gastar! Quem não gosta?

Na sociedade que vivemos essas experiências são imediatamente associadas ao prazer. Mas guardar dinheiro é um desafio para todos nós, não é mesmo? Errado!

Milhares de pessoas em todo o mundo conseguem guardar dinheiro, e ainda não ser “pão duro”, já que possuem um ponto de equilíbrio na hora de economizar ótimos valores em Reais. E, são esses os indivíduos que deveriam ser espelhos para o restante da sociedade consumista, já que, é com eles que precisamos aprender um pouco de Educação financeira, e assim aprender a guardar dinheiro com satisfação.

Um ponto interessante que faz com que essas pessoas consigam guardar dinheiro é a falta de confiança em nossos governantes, ou seja, a excelente situação econômica do país no atual momento não é garantia que será no próximo governo, com isso o indivíduo consegue se planejar economicamente e não gastar com produtos supérfluos em seu dia a dia.

É preciso poupar para obter sucesso na educação financeira

Deste modo, o dinheiro guardado poderá ser aplicado em eventual emergência para a pessoa e até mesmo sua família, ou seja, na falta de uma renda mensal toda a economia realizada anteriormente poderá lhe garantir grande estabilidade por dias, ou até mesmo meses. E assim que a situação for normalizada, ele recomeçará tudo novamente sem drama ou desespero.

Claro que neste texto estou falando sobre a excelência em educação financeira de uma minoria, já que num todo somos extremamente consumistas, onde por muitas vezes adquirimos compromissos financeiros por meses, e até mesmo anos de contas, que geralmente ocorre através de carnês.

Acredito que gastar dinheiro em excesso é algo parecido ao consumo de drogas, no inicio lhe dará prazer, mas com o passar do tempo se transformará em algo depressivo, onde a situação do gasto e também da dívida adquirida irá lhe causar pânico, angústia e fúria consigo mesmo.

Portanto, para ter boa relação com uma vida financeira saudável é preciso guardar dinheiro, mesmo que seja pouco, e assim poder juntar sempre dentro da realidade da pessoa ou da família.

E, quando chegar a hora de gastar os valores acumulados, seja por consumo natural ou emergência, não tenha dúvida que a sensação de prazer será muito maior que aquela que atinge os consumistas, já que o dinheiro será aplicado de forma inteligente sem causar danos a renda da pessoa.

Como se nota, é preciso poupar dinheiro sempre, pois essa é a melhor forma para conquistar patrimônio, comer bem, divertir-se e viver dentro de uma situação de educação financeira feliz e saudável.

Se os itens apontados nesse texto não fazem parte da sua rotina, acho que chegou a hora de rever seus conceitos sobre como poupar dinheiro, e assim, não sofrer no futuro por tal irresponsabilidade. Boa sorte!

Senhor Ventilô

Editor e idealizador deste Blog - ▌▌▌▌▌▌▌▌COMENTE ABAIXO ▌▌▌▌▌▌▌▌