Para que serve o alinhamento do carro?



São vários os processos que ajudam na manutenção e regularização dos automóveis, contando com meios de prolongar a vida útil dos pneus, peças e acessórios e garantir a segurança dos passageiros do veículo.

Entre eles, o alinhamento é um dos métodos mais convencionais. Responsável por trabalha na garantia da vida útil dos pneus e na segurança dos passageiros, o serviço se atenta aos detalhes e faz o ajuste com base nos pneus, prestando atenção à estrutura e à segurança do veículo.

elevador de carro para balanceamento

O que é alinhamento?

O processo de alinhamento consiste no ajuste da posição das rodas na suspensão do automóvel. Ele trabalha na correção dos ângulos de suspensão em pivôs e terminais de direção, permitindo que o pneu possa rodar com o mínimo atrito possível entre o mesmo e o solo, livre no eixo de rotação.

O alinhamento de pneus corrige o desgaste irregular na banda de rodagem e evita a defasagem prematura, que pode comprometer o bom funcionamento do carro. Equilibrando o conjunto de pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo, o alinhamento garante melhorias na vibração do volante, possibilidade de aumento na quilometragem e durabilidade dos pneus.

Por que realizar o alinhamento?

O alinhamento é essencial como método de manutenção preventiva, pois é capaz de garantir a segurança do motorista e dos passageiros, além de conservar o bom estado do veículo.

O alinhamento do carro deve ser conferido a cada troca de pneus, ou em situações específicas, como quando os pneus apresentarem desgaste irregular, quando o veículo puxar para um dos lados, a cada dez mil quilômetros rodados, em caso de rodízio, na troca de pneus, junto ao balanceamento ou em caso de substituição de algum dos componentes da suspensão, como os amortecedores.

Adote o alinhamento como uma medida de prevenção de rotina, garantindo sua segurança e de seu veículo.

Victor Palandi

Blogueiro e redator freelancer - Por favor. Deixe-nos um comentário abaixo sobre o artigo que acabou de ler.