Por que realizar a manutenção preventiva do automóvel?



A manutenção preventiva é uma ação estimulada pelas concessionárias e pelos guias sobre automóveis, sendo uma forma de garantir a segurança do motorista e do próprio automóvel. Buscando manter o seu carro em bom estado, garantindo a longa duração de sua vida útil e seu bom desempenho, pode ser uma boa ideia realizar a manutenção preventiva como forma de segurança e responsabilidade.

manutencao preventiva do carro

O que é manutenção preventiva do automóvel?

A manutenção preventiva do carro consiste em análises de peças e acessórios, garantindo a conservação do motor, o consumo regular de combustível e mantendo a ordem de desempenho no veículo.

Os freios devem ter a troca de seu fluido pelo menos uma vez por ano. Discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças devem ser constantemente revisados. É importante realizar a troca de óleo com regularidade, evitando danos no motor e na direção hidráulica.

O sistema de arrefecimento exige uma limpeza a cada 30 mil quilômetros percorridos, além de radiadores e reservatórios de expansão. Os filtros de ar e combustível precisam ser substituídos uma vez por ano para garantir o baixo desgaste do veículos, além de poderem exercer sua função com o melhor desempenho.

O alinhamento e balanceamento do carro também exigem análise, pois o desgaste excessivo dos pneus pode causar problemas. Por fim, a substituição de velas também se faz necessária, garantindo um bom funcionamento do motor. É importante seguir as instruções de sua montadora e realizar a manutenção preventiva para prevenção de riscos.

Objetivos da manutenção preventiva

O principal objetivo da manutenção preventiva do automóvel é trabalhar contra problemas espontâneos que ocorrem naturalmente no veículo, impedindo deste modo que ocorra uma parada inesperada por parte do equipamento, que pode ser relacionada tanto ao desgaste de peças quanto de acessórios.

A manutenção preventiva garante que o aparelho não dê grandes problemas e cause acidentes, colocando em risco a vida dos motoristas e passageiros.

Victor Palandi

Blogueiro e redator freelancer - Por favor. Deixe-nos um comentário abaixo sobre o artigo que acabou de ler.