Qual o melhor momento para trocar o óleo do carro?



Os condutores de automóveis devem manter algumas preocupações com seus veículos, e assim poder garantir que ele funcione de acordo com as especificações técnicas e também para que não ofereçam nenhum tipo de risco de acidentes ou prejuízo. Nesse sentido, uma preocupação recorrente é sobre a troca de óleo e a periodicidade em que a mesma deve ser feita.

Acontece que além dos aspectos normais, algum tipo de alteração ou problema relacionado com a lubrificação das peças funcionais do veículo, e, sua utilização para o funcionamento pode demandar uma maior utilização do óleo disponível para o motor, de modo a haver uma queda no nível normal do nível e que vai demandar do condutor que realize a troca. Mas, afinal, qual é o momento correto para trocar o óleo do carro?

trocar oleo do carro em oficina

Cada montadora já oferece para o cliente no manual que vai junto com o veículo todas as orientações da periodicidade em que a troca de óleo deve ser feita, com a necessidade de limpar os filtros e que geralmente acontece entre uma e outra revisão.

No entanto, com o tempo de uso os veículos tendem a utilizar mais óleo e pode haver algum tipo de desregulação e, para isso, é importante que o condutor esteja atento ao nível de óleo do veículo, completando ou fazendo a troca completa quando necessitar.

Dicas para a troca de óleo

  • Siga as recomendações da montadora sobre a quantidade de litros necessária e o tipo de óleo a ser utilizado;
  • Realize as trocas de óleo em locais que tenham respaldo para isso, como postos de gasolina e oficinas;
  • Ao trocar o óleo é importante que o motor do carro esteja quente, pois ele se torna mais fluído e é totalmente retirado;

Se seu carro é muito utilizado é recomendado que você adiante as trocas, possibilitando que seu carro mantenha o rendimento dentro dos parâmetros.

Se os passos citados forem seguidos corretamente com toda a certeza que a longevidade das principais peças que necessitam de lubrificação para funcionamento do carro terão um tempo de vida útil acima do normal. Portanto, com esse tipo de manutenção em dia a saúde do motor do automóvel estará sempre em ótimo estado, e a economia financeira para o proprietário do carro será garantida.

Victor Palandi

Blogueiro e redator freelancer - Por favor. Deixe-nos um comentário abaixo sobre o artigo que acabou de ler.